O impacto da fotografia de produtos nas vendas online

A expectativa de toda empresa, quando inicia seus negócios na internet, é vender cada vez mais e ampliar sua participação no universo do e-commerce. Porém, neste universo virtual, que cresce a cada ano, muitos desafios se presentam para obter sucesso; Entre muitos obstáculos podemos citar a fotografia dos produtos.

Qual a importância da fotografia dos produtos em uma loja virtual?

Muitas pessoas pesquisam os produtos que desejam comprar na internet e, depois de avaliarem preços, condições de entrega entre outros, acabam optando por comprar em lojas físicas, ou seja, a loja virtual em muitos casos acaba tendo o papel de um catálogo informativo. Parte desta insegurança de compra na loja virtual é justamente a fotografia do produto.
Por vezes a fotografia não possui qualidade suficiente ou tem uma cor que não corresponde à cor verdadeira daquele produto. E podemos citar ainda que, muitas vezes, o arquivo da foto está tão grande que acaba deixando a página do produto lenta ao abrir, inibindo ainda mais o possível comprador.
Agora, quando falamos em joias, a fotografia ganha uma importância ainda maior, pois cada joia tem sua própria característica relacionada à cor do ouro, cor das pedras – sejam elas naturais ou não-, o design da joia e tamanho. Portanto, é necessária uma fotografia que represente o mais fiel possível a peça ali apresentada.

Como conseguir uma ótima fotografia de joia para sua loja virtual?

Aqui vão algumas dicas para ter uma ótima fotografia da joia:
– Se você tem o hábito de fotografar suas joias com o uso de celular, leia o manual e configure a câmera do celular corretamente para obter os melhores resultados. Lembre-se, nem sempre a configuração do automático é a melhor opção;
– Se for contratar um fotógrafo, opte por fotógrafos especialistas em joias, pois fotografar joias requer equipamentos e técnicas diferentes de muitos outros produtos;
– Evite utilizar render na loja virtual. Render é uma representação em 3D da joia feito através de um aplicativo e ele fica muito artificial, distante da realidade da peça em termos de acabamento e cores;

Figure 1 Comparativo de um render com uma fotografia de joia

– Verifique o tamanho ideal que a sua loja virtual pede para a foto do produto, por exemplo: 1000×1000 pixels / 1400×1400 pixels etc. E coloque o arquivo neste formato;
– Use fotos que estão mais próximas do real em termos de cores. Sabemos que existem muitas marcas e modelos diferentes de monitores e celulares e muitas vezes dão diferença de cor na hora da visualização. Portanto, quanto mais próximo da cor real, quando alguém visualizar terá uma noção mais próxima do real;
– Dentro do possível, tenha mais de um ângulo fotografado da joia e ela aplicada em modelo humano. Isso ajuda a pessoa ver melhor o design da peça e ver como ela fica ao usar;
– E por fim, compacte o arquivo da foto. Você pode utilizar até ferramentas online como o Tiny PNG, essas ferramentas deixam os arquivos mais leves sem perder qualidade e isso ajuda a página do produto abrir mais rápido.

Bom, essas pequenas dicas irão dar uma diferença significativa em sua loja virtual e com certeza, dar um pouco mais de crédito e segurança para os visitantes da página. Lembre-se, investir em uma boa fotografia da joia ajuda a vender mais.

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Conteúdo escrito por: Alexandre Rais
Fotógrafo especialista em joias da 5dpublicidade.com.br

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